Páginas

domingo, 7 de agosto de 2011

Criolo


 Criolo, isso mesmo, não é Crioulo, mas repita isso, sem preconceito algum: Criolo. Esse é o paulistano Kleber C. Gomes, 35, morador do Grajaú, periferia de São Paulo, onde aos 12 anos começou a carreira de MC, criando a Rinha dos MC´s junto com DJ Dan Dan (foto ao lado).
           Músico, compositor e/ou  rapper - o difícil aqui é saber que definição dar - que recebe destaque pela  produção artística de seu segundo disco: “Nó na Orelha”, o qual ele mesmo classifica como “a expressão dos seus sentimentos através dos ritmos.”
O disco é formado por dez canções que vão se modificando e surpreendendo através de letras  expressivas e arranjos envolventes. Difícil mesmo é não ficar com nenhum refrão na cabeça (mas não é como aquelas músicas chatas e grudentas).
O artista tem sido muito elogiado pela mídia, mas a humildade parece tomar conta daquilo que canta,   e que deveria ser reconhecido - não só por ter ficado muitos anos de sua carreira sem conseguir gravar um disco, não desistir, e agora saber aproveitar as oportunidades que seu novo álbum está lhe oferecendo.
Semanas atrás apareceu no programa Altas Horas e por isso foi parar nos TT´s  (Os Trending Topics ou simplesmente os assuntos mais falados do twitter), chegando a agradecer por outra rede social, o facebook, com a seguinte mensagem: “CRIOLO nos TTs do Twitter. Que progresso. Obrigado a todos vocês!”. Assim como na revista Rolling Stones (nº58) onde teve uma resenha crítica de seu show, avaliado como excelente (4 estrelas), quebrando barreiras contra o preconceito pelo rap e os artitas da periferia. 
Seu trabalho tem sido reconhecido não só por críticos e apreciadores de música, mas principalemente por outros artistas, tendo então participações especiais em músicas de Emicida, Tulipa Ruiz e Gui Amabis, por exemplo. 
Por fim, admito que demorei um tempo para concluir essa postagem, e talvez ainda não tenha ficado como deveria, pois queria que essa realmente despertasse um interesse em você leitor, por acreditar que é algo que merece ser ouvido, independente do estilo de música que está habituado a escutar.



http://www.criolo.art.br/criolononaorelhahotsite/