Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Devendra Banhart

Quando a tranqüilidade toma conta dos meus dias, sempre dá aquela vontade gostosa de escrever sobre algo, e junto com isso vem a música. Assim, o artista da vez é o Devendra Banhart.
O hiponga, maluco, bicho grilo, alternativo, ou qualquer coisa que você quiser chamar -menos normal-, faz parte do movimento "New Weird America", ou seja, da América esquisita, misturando psicodelia e folk seiscentista.
Ele também faz parte da banda Vetiver, e eu como uma péssima futura jornalista não tive vontade de pesquisar nada sobre ela. Pois, a carreira solo do músico me encantou o suficiente para passar dias escutando seus álbuns. Além do mais, me impressionou a quantidade de músicas divulgadas em tão pouco tempo, tendo 9 álbuns entre 2002 e 2009.
Se você tende a ser realista demais, desista. Banhart traz músicas totalmente surreais e naturalistas. Numa mistura de Ney Matogrosso e Raul Seixas, o músico assume outros brasileiros na sua lista de influências, e entre eles estão Novos Baianos, Gilberto Gil e Caetano Veloso (com o qual já tocou nos EUA). Isso sem falar de Rodrigo Amarante e Fabrizio Moretti do Little Joy, amigos que sempre estão em parceria nas composições e participações em videoclipes. Assim como a ex-namorada Natalie Portman, em "Carmensita", que você pode conferir abaixo.
E para entrar na maluquice total, a introdução de seu site e as fotos são diversões a parte, até porque ao brincar com o mouse tem uns amigos que não conseguem enxergá-lo. Ou será que ele não está lá e estou vendo coisas demais? Bom, deixe isso pra lá e curta um som.


Ouça "Carmensita", com Natalie Portman


Mesmo que não tenha gostado muito da música anterior procure a versão oficial de "Baby", com Fabrizio Moretti. Dá pra notar uma diferença entre as músicas, pena que o youtube não me deixa postar aqui.

No site você confere todas as músicas na íntegra.
http://www.devendrabanhart.com/

Um comentário:

  1. Daqui a pouco, quando tiver um tempo, vou ouvir as músicas dele.

    Marina, você pode se rotular como uma "péssima futura jornalista", mas que escreve de uma maneira que sabe convencer as demais pessoas, isso você escreve.

    Como gosto muito de músicas, daqui a pouco vou ouvir elas no site e depois retorno aqui e posto as minhas impressões sobre elas. Afinal, não é porque alguém é surdo que é incapaz de curtir uma bela melodia sonora :)

    ResponderExcluir