Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A rede social

Conta a história da criação do Facebook, ou melhor, a história da criação de um dos maiores meios da vida social contemporânea.
O filme foi baseado no livro Bilionário por Acaso, de Ben Mezrich, e desde seu lançamento vem ganhando cada vez mais destaque na mídia especializada. Por exemplo, anteontem o protagonista David Fincher levou pra casa o prêmio Bafta; antes de seu lançamento a cena em que Justin Timberlake cheira cocaína nos seios de algumas mulheres já era uma polêmica, e também o fato do Co-fundador Eduardo Saverin ser um brasileiro (e possuir 5% das ações).
No início o longa é chato, aparentemente fútil e nerd, com direito a lógica da programação na janela de um quarto. Mas é quando Mark Zuckerberg e seu amigo Eduardo Saverin começam a mexer com as pessoas, o modo que agem e o que fazem elas se conectarem, é que a "coisa" começa a tomar forma e ficar interessante. Para não ser tão sem graça, não faltam cenas com garotas, festas, universitários, dinheiro, trapaça e uma rede de ações humanas das mais filhas da puta (desculpe, não achei outra expressão).
O que mais impressiona no filme é a forma temporal em meio ao que acontecia na universidade, pouco antes e durante o projeto do Facebook e a distinção das cenas entre os processos que indenizavam os prejudicados por Mark - mesmo pagando indenizações altíssimas, Zuckerberg ainda é um dos homens mais ricos do mundo, com apenas 26 anos!
Não consegui deixar de fazer comparações com Piratas do Vale do Silício (1999). Também baseado em um livro, relata a Microsoft, os primeiros projetos de Bill Gates à rivalidade de Steve Jobs na Apple. Afinal, são histórias de programadores/ empreendedores que modificaram a vida de milhões de pessoas através da tecnologia computacional.
Não consigo exigir um final diferente para uma história inacabada, assim como qualquer tese o grau de dificuldade para algo que ainda ocorre é imenso em relação aquilo que não vai continuar a acontecer, logo acredito que todos os elogios são merecidos.

"Você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos"



http://www.sonypictures.com.br/Sony/HotSites/Br/aredesocial/

Um comentário:

  1. AAAH!
    Um dos melhores posts!
    Muito bem escrito, criticas no ponto certo, com pesquisas, opinião e tudo mais.

    E esse filme é ótimo *-*
    Parabéns \o

    ResponderExcluir