Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Deu no New York Times

O livro de Larry Rother, jornalista americano que trabalhou como correspondente no Brasil entre 1999 e 2007 deu o que falar.
Dividido em cinco seções: cultura, sociedade, política (nacional, Lula e internacional), Amazônia e ciência/ economia. Através da visão de um americano que escreve o livro para poder adicionar suas críticas pessoais nas matérias selecionadas de cada seção.
No início, tive aquela sensação de que seria como muito do que já li sobre o Brasil, mas não foi bem assim. A cultura descrita por Rother é honrável, principalmente quando se trata de Gilberto Gil e os movimentos da tropicália. Em sociedade são abordadas questões como o racismo e os problemas que conhecemos muito bem, mas o modo como é escrito realmente não é algo que um brasileiro sinta orgulho, muitas vezes colocando o americano como raça superior, e como se o racismo da "América" fosse exclusivamente necessário e benéfico.
É na política que as polêmicas se desenvolvem, o jornalista quase foi expulso do país depois de publicar matérias sobre os problemas de Lula com o álcool, o caso Celso Daniel e as políticas de Genoíno, mostrando ao mundo um país diferente do "Brasil para gringo ver".
Na política internacional: "o Brasil é para o Paraguai o que os Estados Unidos são para o México" ou então, "atitude de menosprezo ao que os outros estão fazendo".
A Amazônia é mostrada como o paraíso perdido, onde ninguém conhece além daqueles que passaram anos por lá, as idéias de desenvolvimento sustentável e as visões de outros países sobre o 'paraíso' são abordados nesta seção.
Não posso dizer muito sobre ciência/ economia já que parei de ler por falta de interesse. Não que o livro seja ruim, mas algo me pareceu repetitivo nas comparações entre Brasil e Estados Unidos.
As matérias não são a parte curiosa e envolvente, mas sim os comentários que as antecedem. Se quiser algo para desenvolver certo pensamento crítico já tem uma boa opção, com a visão do jornalista gringo, onde não se pode afirmar se este quer ser o dono da verdade ou apenas explorar o estrago e as provocações.

Título: Deu no New York Times
Editora: Objetiva
Assunto: Comunicação - Jornalismo
Páginas: 416

Nenhum comentário:

Postar um comentário