Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Karina Buhr

A mistura de culturas dessa cantora e percussionista é inegável. Com 8 anos Karina muda-se de Salvador para Recife, esquentando o caldeirão do maracatu, cantiga de roda e raízes alemãs. Participando de várias bandas a menina virou mulher, independente dos trabalhos anteriores, cresceu apresentando algo "mais agressivo e esquisito".
Com o disco "Eu menti pra você" Buhr me lembra Clarice Lispector, talvez no formato do rosto e na fala, não sei bem. Divagando entre algo mais insólito, onde muita coisa pode ser dita e nem tudo pode ser verdade.
De repente parece que ela esta em todo lugar, até mesmo quando abro sem querer uma crítica do Radiohead feita por Zeca Camargo ela esta lá: "Quero falar de minha obsessão por Karina Buhr, e de novas descobertas musicais que fiz (...)". Ao abrir o twitter encontro RT´s de pessoas desconhecidas, que de alguma forma chegam a minha timeline, com elogios a moça ou simplesmente letras de suas músicas. Eu mesma coloquei parte de “Nassiria e Najaf” em um tuite. Quando vi alguém que não sabia do que se tratava já havia repassado a mensagem.
São apenas essas as maneiras de se fazer música no Brasil? Ter sorte para que alguém comente de você em algum lugar? Não cantar tão bem, mas misturar pretensão com simplicidade?
É isso que encontro em "Cirando do Incentivo", letra ótima, batida simples, um funk talvez, pedindo incentivo a cultura brasileira e ao mercado fonográfico. Parece que só assim o mercado pode escutar, só com a música diferente das outras do álbum, com a chance de cair no gosto de pessoas que não vão escutar mais nada além daquilo. Um grude. Afinal “É preciso entrar no gráfico/ do mercado fonográfico. / Mas eu não sei negociar/ Eu só sei tocar meu tamborzinho e olhe lá/ E olhe lá”.
Com um desconcerto agressivo que pula para as raízes alemãs em "Telekphone" a tediosa vontade de "Plástico Bolha" finaliza um disco promissor para a cena independente.

Veja Nassiria e Najaf, boa letra, simplicidade no vídeo e a vontade de causar impacto ao seu confrto.

www.karinabuhr.com.br/

Um comentário:

  1. Ouvi, gostei, viciei. :B
    Olha você aí me levando pro bom caminho com esse seu bloguezinho. rs

    Escreve bem... Tem mesmo q ser uma futura jornalista. ;P
    Parabéns!

    ResponderExcluir