Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Nacionalismo brasileiro

Até uns minutos atrás tinha sido sem perceber, mas tudo que fiz hoje estava ligado a cultura brasileira.
Comi arroz e feijão- é você pode achar estranho mas se como um, não como o outro- assisti filme nacional:  "O cheiro do ralo", comecei a ver a minissérie Capitu, ouvindo rádio que só toca MPB, li Luiz Fernando Veríssimo e outros contos brasileiros.
Pois bem, nada disso foi programado e me parece um tanto estranho. Ver coisas do nosso país deveria ser comum e não é. Estamos cercados de lixo americano, europeu, asiático, indiano e lugares não cabíveis aqui.
Tudo que vi hoje é muito fácil de se encontrar, estão relacionados a grandes meios, muitas vezes criticados por como se apresentam para a massa, mas isto me levou a pensar até onde essa massificação é ruim e até onde o brasileiro é disposto a procurar coisas novas - eu aqui, sempre com essa história de procurar- e parar de engolir o nacionalismo aparente em épocas de copa e carnaval.



Não sou nacionalista, não conheço ninguém para assim dizer, é mais fácil conhecer aqueles que fingem cantar o hino nacional antes de uma partida de futebol ao invés dos que lutam como aqueles que vemos em livros de história.
Dizem por ai que a ditadura acabou com o patriotismo, se isso é verdade eu não sei e se foi, será que um dia voltará a ser?
Acho que não.

4 comentários:

  1. Inevitavelmente, crítico. =)
    Devido a cultura de massas, o Brasil é mais internacional do que propriamente brasileiro...
    Vemos isso, quando todos criticam o que é do Brasil, e as poucas coisas que dizem ser "boas", direta ou indiretamente tem influencia de outros países, mais propriamente dito dos EUA...
    Seria utópico pensar em um país nacionalista novamente? Me candidataria a participar, se voltasse... =)

    Srta Marina, continua escrevendo muito bem =)
    Parabéns \o/

    ResponderExcluir
  2. Acho que você vai gostar disto aqui:

    anthropro.blogspot.com

    Ando postando pouco, traduzindo menos, mas chego lá...

    ResponderExcluir
  3. Meu país começa nos meus olhos
    e se encerra no horizonte
    minha bandeira é minha roupa
    e todas as cores da terra
    o hino q canto é uma música qualquer
    e q me deu vontade de cantar!


    a sociedade vive coberta de leis ridículas num país q tem uma capital onde os políticos se escondem, e de certa forma explora o povo com seus impostos. Mas tudo bem, a sociedade gosta de viver oprimida mesmo!, as pessoas são todas acomodadas e só pensam no seu salário no final do mês. Esse é o nacionalismo q malditos direitistas defendem tanto, "morrer pelo meu país, minha pátria querida!" acham q a guerra é necessária e q precisam defender seus líderes de terno e gravata.
    a ditadura ñ acabou com o patriotismo, a ditadura partiu do patriotismo/nacionalismo e acabou por conta do capitalismo, tavam falindo ainda mais o país e resolveram ceder (minha teoria). Na ditadura ao menos o povo se levantava pra atirar pedras, faziam manifestações, agora, só os estudantes tem um pouco a cabeça no lugar e sabem seus direitos e lutam por eles, afinal foram eles q ajudaram a acabar com a ditadura e derrubaram o governo Collor.

    ResponderExcluir
  4. " Ame sua pátria. Ela não tem culpa dos maus filhos "

    ResponderExcluir